Programação


Quer saber mais sobre alguma palestra?
Confira aqui os resumos!

- Palestra: Arte e deficiência visual: exercitando o ver e o não ver
A mesa redonda apresenta alguns dos resultados de projetos de pesquisa-intervenção desenvolvidos pelo NUCC - Nucleo de Pesquisa Cognição e Coletivos no Instituto Benjamin Constant. Todos os projetos se articulam em torno do campo de intercessão entre psicologia, arte e deficiência visual. Será exibido um vídeo sobre os Encontros Multissensoriais realizados no Museu de Arte Moderna. 

Palestrante: Coordenadora geral: Virginia Kastrup
Oficina de Movimento e Expressão: Laura Pozzana (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ), Juliana Brisson e Ana Carolina (estagiárias). Oficina de Fotografia: Willy Heyter Rulff (graduando do Instituto de Psicologia da UFRJ). Oficina de Cerâmica: Luiz Carlos Bohrer (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ) e Pedro Legey (estagiário). Grupo Clínico - Jerusa Machado Rocha (Divisão de Psicologia Aplicada UFRJ). Encontros Multissensorias - Laura Pozzana, Juliana Moura Quaresma Magalhães (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ), Gustavo Cruz Ferraz (doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ), Ruan Silva, Juliana Brisson e Isabela Barros (estagiários). Informe sobre estágio e grupo de estudos - Clara Almeida (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ).


- Palestra: Debatendo sobre a redução da idade penal.
A redução da idade penal vem sendo ponto de constantes debates, no Brasil, desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. O questionamento parte da compreensão de que a referida lei protege em excesso aqueles que estão sob sua tutela, no que diz respeito à prática de infrações. Os discursos sobre insegurança e a freqüente atribuição da violência urbana à violência juvenil fortalecem a sensação de medo e, por conseqüência, crescem os apelos por maior rigor da lei na punição aos adolescentes que praticam atos infracionais – atos análogos aos crimes tipificados pelo Código Penal. A proposta da atividade é a apresentação do filme Brasil 8.069, que mostra um pouco da realidade do sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, para disparar o debate sobre alguns dos argumentos utilizados na defesa da redução da idade penal ou na sua manutenção em 18 anos.

Palestrante: Thaís Vargas
Psicóloga, Especialista em Psicologia Jurídica, Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ.


- Palestra: O fracasso normal da psicanálise: o real e a posição do analista frente à demanda engendrada pela ciência.
O trabalho visa discernir o que pode ser a posição do analista na clínica, por relação ao real que acossa o sujeito, especialmente a partir das novas demandas engendradas e possibilitadas pelo desenvolvimento da medicina contemporânea. Examinando como a ciência intervêm sobre o real implicado no sintoma e em nossa experiência do corpo, almeja-se assinalar a importância, cada vez maior na atualidade, de afirmar uma irredutibilidade do real que abra a chance do advento do sujeito na dimensão do desejo – em contraposição à pretensão de responder diretamente à demanda que caracteriza a ciência de nossa época.

Palestrante: Fernanda Costa-Moura
Psicanalista, membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica, Profa do depto PGE e do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica – IP/UFRJ, Pesquisadora do CNPq.


- Palestra: Gerência de Trabalho: uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho
Como proposta pioneira de inclusão social, o Projeto Gerência de Trabalho se apresenta como modelo de uma nova prática de cuidados no campo da saúde mental. O seu objetivo é estabelecer as condições de acesso e permanência de pessoas com transtorno mental no mercado formal de trabalho. Partindo de diretrizes específicas, o foco central dessa proposta é, não só permitir o ingresso responsável e coordenado no trabalho de uma parcela da população excluída do contrato social, como também permitir-lhe o exercício da cidadania. Ciente da importância de se colocar em discussão as ações que contemplem a defesa de direitos a essa população, o Projeto Gerência de Trabalho vem trazer a sua contribuição para o debate universitário sobre mais uma prática de inclusão social da diferença.
Palestrante: Ana Salis
Psicóloga; pós-graduada em Teoria Psicanalítica; Coordenadora e Supervisora de grupos de Acompanhamento Terapêutico desde 1981; Coordenadora do projeto “Gerência de Trabalho” na cidade de Nova Friburgo/RJ; Coordenadora do Núcleo de Geração de Renda do IMNS/RJ, 2007/2009. Coordenadora do projeto “Gerência de Trabalho” na rede PREZUNIC de SUPERMERCADOS/RJ, 2009. Vencedora do prêmio "Ser Humano", edição 2010, promovido pela ABRH/RJ, com o case "Gerência de trabalho: uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho", na categoria média/grande empresa pela empresa PREZUNIC SUPERMERCADOS. Coordenadora Executiva do Projeto "Reabilitação Profissional e Recuperação de Vidas" (em curso) da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda/RJ, para a população da região serrana do Estado, vítima do último desatre ambiental.


- Palestra: A Medida em Psicologia Hoje
O Psicólogo possui prerrogativa profissional exclusiva no uso de testes psicológicos. Contudo, diante das demandas contemporâneas, os antigos métodos da Psicometria para a construção e validação destes instrumentos não vêm dando conta das idiossincrasias das diversas abordagens e das nuances biopsicossociais envolvidas na Avaliação Psicológica. Para tanto, novas técnicas e abordagens vêm surgindo para complementar a Psicometria Clássica. 

Palestrante: Alberto Filgueiras 
Bacharel em Psicologia (UFRJ), Mestrando em Psicologia Clínica com ênfase em Psicometria (LAND - PUC-Rio), Psicometrista do Projeto ASQ-3 (Secretaria Municipal de Educação - RJ), e Consultor Científico do Serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo.
Palestrante: Pedro Pires
Psicólogo (UFRJ)- CRP 05/40775, Mestrando em Psicologia com ênfase em Psicometria (PGP-UFRJ), Consultor em Avaliação de Projetos Sociais (EsPeRe - Escolas de Perdão e Reconciliação), Consultor em Elaboração e Avaliação de Medidas para Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações.


- Palestra: Psicologia Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento
Tipos de trabalho psicológico atualmente desenvolvidos nos atendimentos prestados a atletas de alto rendimento (modalidades olímpicas) - acompanhamento psicológico, treinamento mental, etc.

Palestrante: Guilherme Pineschi
Psicólogo, titular de mestrado acadêmico (Universidade Paris XI) e mestrado profissional (Universidade Montpellier III) em "Psicologia do Esporte", coordenador de intervenções psicológicas do Laboratório Olímpico (projeto desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro), professor da disciplina "Psicologia do Esporte" na graduação em Psicologia do Centro Universitário IBMR.


- Palestra: Coaching e Psicologia  
Como o psicólogo pode entrar no mercado de coaching; As diferenças entre mentoring, consultoria, terapia e coaching; O que é coaching; Fundamentação teórica; Seu processo; Competências necessárias para o trabalho de coaching.

Palestrante: Sergio Paulo Behnken
Psicólogo, Coach e Consultor Organizacional; Mestre em Psicologia - PUC-Rio; Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Especialista em Psicologia Clínica; Formado em Coaching pelo Instituto Internacional de Coaching; Avaliador do MEC; Professor de Psicologia (Graduação e Pós-graduação); Sócio-diretor da Potencial PSI; Membro da SBPOT; Diretor da ABRH-RJ - (2004 a 2009)


- Palestra: A Justiça Terapêutica e o Usuário/Dependente de Drogas: Descriminalizar sim! Previnir, Responsabilizar e Tratar Também!
A  Central  de  Penas  e  Medidas  Alternativas  à  Prisão  da  Comarca  de  São  Gonçalo,  em parceria  com  instituições  públicas  e  privadas  e  também  com  todo  o  apoio  do  Poder Judiciário,  tem  engajado-se  cada  vez  mais  na  proposta  de  conscientizar  e  responsabilizar em  diferentes  maneiras  o  sujeito  que  opta  por  experimentar  e  muitas  vezes  manter  (seja  por opção  ou  quando  não  possui  mais  este  controle)  o  uso  de  substâncias  psicoativas  ilícitas, disponibilizando recursos variados para a preservação ou mesmo recuperação da saúde física, psicológica, sócio-familiar e profissional.

Palestrante: Fabrício Rodrigues de Andrade
Psicólogo da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) à Prisão da Comarca de São Gonçalo desde novembro/2004. Formado pela Universidade Santa Úrsula em Janeiro de 2003.


 - Palestra: O planejamento de carreira do psicólogo clinico: construindo um caminho possível
Esta palestra tem como objetivo esclarecer aos futuros psicólogos como é o mercado de trabalho da psicologia clínica e debater sobre os seus desejos profissionais. Haverá também a apresentação de uma proposta de planejamento de carreira para o profissional autônomo.

Palestrante: Fernanda Vanni
Psicóloga. Gestalt-terapeuta. Terapeuta individual, de casais, famílias e grupos. Consultora de carreira. Supervisora clínica.


- Palestra: E foram felizes para sempre... aprendendo a ler e a escrever: a experiência da clínica em psicopedagogia

Oficinas de Leitura e Escrita é um Programa de pesquisa e intervenção construído com base nos estudos de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo sobre a língua escrita e das contribuições da Teoria dos Campos Conceituais e da Didática de Conteúdos Específicos para aprendizagem. O trabalho psicopedagógico clínico nas Oficinas de Leitura e Escrita compreende a descrição da aquisição da leitura e da escrita ao longo do processo de aprendizado escolar, procurando o entendimento dos processos cognitivos relacionados ao conhecimento da língua escrita com destaque para as competências envolvidas na leitura e produção textual. O interesse pela produção de conhecimento aplicável ao aprendizado escolar enseja nossa atenção à investigação dos contextos de aprendizagem que possam favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Palestrante: Jane Correa
Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Psicologia Cognitiva pelo ISOP-Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra e Estágio Pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Experimental e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos; aprendizagem da língua escrita e dificuldades de aprendizagem.


- Palestra: A ferida que não fecha: Tratando adultos vítimas de abuso sexual na infância
Este trabalho pretende fazer uma conexão entre o abuso sexual sofrido na infância e os conflitos e disfunções apresentados pelos adultos durante o processo psicoterapêutico.

Palestrante: Luiza Medeiros
Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Terapeuta individual, de casais, famílias e grupos, Treinamento em constelação familiar sistêmica e Supervisora clínica.


- Palestra: Em análies, as  demandas contemporâneas para os psicólogos que trabalham no Sistema Prisional.
Esse tema pretende fazer uma breve reflexão sobre as demandas de trabalho para os psicólogos  que atuam no sistema penitenciário e os embates éticos estabelecidos na relação entre a Psicologia e o Direito.

Palestrante: Márcia Badaró
Psicóloga aposentada da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social (UERJ) e Pós-graduada em Psicologia Jurídica (UERJ). Psicóloga colaboradora do Conselho Regional de Psicologia do RJ ( gestão 2010-2013).


- Palestra: Jogando para não dançar: Jogos e sua importância para a Psicologia da Educação
O lúdico como possibilidade de intervenção no processo de ensino-aprendizagem com crianças com problemas de aprendizagem e comportamentos anti-sociais.

Palestrante: Maria Vitória Maia
Prof. do Programa de Pós- graduação e da Faculdade de Educação - UFRJ, Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico na escola, Doutora em Psicologia – PUC -RIO, Mestre em Letras PUC -RIO , Psicanalista - CPRJ, Psicopedagoga - UNICEUB , autora do livro "Rios sem discurso": reflexões sobre a agressividade da infância na contemporaneidade. SP:Vetor, 2007.


- Palestra: Desejo, Relacionamento e Pornografia no Espaço Virtual
O espaço virtual viabilizou-se graças à  sofisticada tecnologia que veio, no seculo XX, revolucionar o processo comunicativo não só em qualidade, mas em uma extensão nunca anteriormente vista ou suspeitada. Simultaneamente  ao sofisticado avanço técnico, assistimos aí também à infiltração irreprimível do Desejo  humano, mais do que simplesmente do Desejo de um modo geral, particularmente do Desejo em suas modalidades de recalque e deformação impostas pela contemporaneidade e pelas contradições do laço social. Exatamente nesta direção é possível assistir nos relacionamentos da WEB  uma inequívoca sexuação onde narcisismo, pornografia e manifestos traços psicopatológicos esboçam alguns dos sofrimentos psicológicos que marcam nosso tempo.

Palestrante: Roberto Bello
Doutor em Psicologia Social (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC), Especialista em Etnopsicanálise (Paris VIII), Professor Adjunto do IP- UFRJ.


- Palestra: Dificuldades de aprendizagem: relações entre memória, atenção e funções executivas.
Dificuldade de aprendizagem é uma queixa cada vez mais constante nos consultórios psicológicos. Há uma grande variedade de tipos de dificuldade de aprendizagem; em certos casos há um comprometimento global do funcionamento cognitivo da pessoa, em outros as dificuldades são específicas, como no caso das dislexias, por exemplo. Além disso, existe uma variedade de etiologias por trás das queixas de dificuldade de aprendizagem; em alguns casos os déficits observados podem ser atribuídos, pelo menos em grande parte, a questões de ordem subjetiva e alterações do humor, em outros as dificuldades são diretamente resultantes de lesões cerebrais evidentes. Os psicólogos precisam conhecer melhor esta variedade de perfis de funcionamento cognitivo e de etiologias, a fim de desenhar intervenções mais eficientes nestes casos. Serão discutidas as interações entre memória, atenção e funções executivas durante o desenvolvimento na infância e as particularidades observadas nestes processos em casos clínicos de crianças com dificuldade de aprendizagem, atendidas no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, como parte do projeto ELO.

Participantes da mesa:
Professora Rosinda Martins Oliveira – Neuropsicóloga Clínica – Professora e pesquisadora do Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia da UFRJ – Supervisora da Equipe de Avaliação Neuropsicológica de crianças com dificuldade de Aprendizagem – DPA. Doutora pela Universidade de Oxford – Inglaterra

Antonio M. Martins Neto, Priscila Nascimento e Diego Alexandre Assis – Estagiários da Equipe de Avaliação Neuropsicológica de crianças com dificuldade de aprendizagem - DPA – Alunos do Curso de Graduação em Psicologia do IP.




- Palestra: Novas cartografias em Psicologia
Diferentes modos de (des)envolvimento e inserção dos profissionais de psicologia diante das oportunidades e desafios contemporâneos.  A construção subjetiva de trajetórias empreendedoras comprometidas com os processos de transformação social. A necessidade de uma visão de futuro que ofereça sustentação e sentido aos projetos profissionais.

Palestrante: Sandra Korman Dib 
Possui mestrado e doutorado em Psicologia Social pela UFRJ. É coordenadora do Programa de Empreendedorismo e da Insight, Empresa Junior do IP/UFRJ. É professora das disciplinas de Planejamento de Vida Profissional e Oportunidade e Inovação na PUC-Rio, onde participou da implantação e da coordenação do Programa de Formação de Empreendedores e da criação e difusão do CAEMP – Construção da Ambiência Empreendedora: formação de professores e multiplicadores, em outras universidades da América Latina.


- Palestra: A experimentação da Emoção
Abdicar do plano filosófico da investigação da alma através da concepção supostamente renovada de mente está na base do projeto de cientificidade da Psicologia. O divino no homem dá lugar aos estados mentais, esses determinados pela constituição biológica do indivíduo. Com vistas a entender como o ser humano atribui valor às coisas no mundo e aos seus próprios estados internos, diversos autores em neurociência da emoção não tem apresentado concordância no que diz respeito à sua mensuração tanto psicométrica quanto fisiológica. Autores e sistemas explicativos se equivalem em número e isto se manifesta na miríade dos trabalhos neste tema, organizados essencialmente, em dois modelos dos fenômenos emocionais: o bifásico e o discreto. O primeiro visa reduzir todas as expressões emocionais a fatores comuns, como valência hedônica e intensidade enquanto o segundo, o oposto, para cada emoção um conjunto de manifestações. A fragmentação deste campo de pesquisa revela o problema da medida da emoção. Por que depois de mais de um século e meio os autores ainda encontramos tanta divergência no campo? O intuito de nosso trabalho é refletir sobre este problema inerente às pesquisas experimentais em emoção.

Palestrante: André Vieira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é estudante de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, Fisiologia do Comportamento e Psicobiologia do Estresse. Atua nos seguintes temas: Regulação da Emoção, Fatores de Vulnerabilidade ao Estresse, Psiconeuroendocrinologia, Reflexos Somáticos e Modulação dos Padrões Posturais em seres humanos.
  
  
- Palestra: A pesquisa em avaliação neuropsicológica de pacientes com acidente vascular cerebral
Objetiva-se apresentar a realização de uma pesquisa com pacientes pós acidente vascular cerebral em hemisfério esquerdo. Serão apresentadas as etapas necessárias à execução de uma pesquisa, a avaliação breve realizada com os pacientes e os principais resultados verificados. Considerando estarmos no Ano da Avaliação Psicológica, também se pretende discutir aspectos sobre a validade dos instrumentos psicológicos e sobre o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos no Brasil. (http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm)

Palestrante: Josiane Pawlowski
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorando na Universidad Autónoma de Madrid (05/2009 - 04/2010). Tem experiência na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando em projetos de pesquisa de validação de instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica. É integrante do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP / UFRGS).


- Palestra: Psicanálise na Escola
Descrever a atuação do psicanalista dentro de uma Escola Municipal junto a equipe de professores, alunos, pais e funcionários. A demanda, o trabalho e os resultados obtidos.  

Palestrante: Amélia Reis
Psicóloga, com especialização em Arteterapia em Educação e Saúde (Faculdade de Humanidades Pedro II - FAHUPE);
Psicanálise (Centro de Ensino, Pesquisa e Clínica em Psicanálise - CEPCOP/USU); Psicoterapia Analítica de Grupo (Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE/UERJ). Membro Efetivo da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro- SPCRJ.


 - Palestra: A Inserção da Psicologia na Atenção Primária:Uma Experiência no Município de Piraí. 
O Instituto de Psicologia dando prosseguimento ao planejamento proposto dentro do Programa de Reorientação Profissional em Saúde (MS/MEC/UFRJ), organizou uma visita ao município de Piraí,no sentido de viabilizarmos as atividades de estágio.À partir daí foi possível realizarmos as atividades do primeiro módulo de estágio que intitulamos:A Inserção da Psicologia na Atenção com o objetivo,de durante 3 semanas ,em regime de internato,os alunos pudessem conhecer e se apropriar das estratégias do SUS, principalmente da estratégia Saúde da família,seus caminhos e descaminhos e a relação com a Psicologia.

Palestrante: Ângela Santos
Psicóloga/Supervisora da UFRJ; Especialista em Educação em Saúde/NUTES/UFRJ; Mestre em Saúde – Fac. de Medicina/UFRJ; Coordenadora de área do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ; Coordenadora de área do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente - IPPMG/UFRJ; Coordenadora de área do Programa de Reorientação Profissional em Saúde -PRO - Saúde/UFRJ.


- Palestra: As angústias da existência humana na contemporaneidade
 O presente trabalho visa promover um espaço de reflexão e compreensão da concepção filosófica de Sartre no contexto da psicoterapia, promovendo uma interrogação das questões existenciais e das possibilidades humana na contemporaneidade. Sartre elaborou uma filosofia preocupada com a condição humana e suas possibilidades, sua liberdade, suas escolhas e, principalmente, sua responsabilidade existencial. O objetivo desse trabalho é problematizar e compreender os princípios básicos da filosofia existencial envolvidos na prática de psicoterapia gestáltica. A proposta da Gestalt-terapia não é apenas uma reflexão filosófica do ser e sua relação com o mundo, mas uma postura filosófica do homem e seu modo específico de estar no mundo, na tentativa de experienciar o mundo e nele tornar-se responsável.

Palestrante: Teresa Waismarck Amorim
Psicóloga, Mestranda em Psicologia na UFRJ (EICOS). Pós-graduada em Filosofia Contemporânea pela PUC - RJ. Fundadora e responsável técnica do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia. Desde 1985 atua na área clínica em atendimento individual, casais, família e grupos de terapia. Professora e supervisora do curso de especialização clínica em Gestalt-Terapia.


- Palestra: Sexo, gênero e tecnologias de modificação corporal do sexo: Reflexões sobre o papel do psicólogo na assistência a pessoas trans
Em 1997, através da resolução 1.482, o Conselho Federal de Medicina brasileiro aprovou a realização de cirurgias de transgenitalização em pacientes transexuais no Brasil. Considerando que este procedimento teria um caráter terapêutico, o mesmo passou a ser realizado no Brasil em hospitais universitários ou públicos desde que o tratamento siga um programa rígido de no mínimo dois anos para confirmação do diagnóstico de Transtorno de Identidade de Gênero e acompanhamento por equipe multidisciplinar, da qual obrigatoriamente deve fazer parte um psicólogo. Considerando o debate crítico atual sobre a patologização da transexualidade e a necessidade de oferecer assistência integral a pessoas trans, pretende-se discutir o papel do psicólogo nos serviços que prestam assistência a este segmento fomentando uma reflexão sobre cuidado e modificação corporal do sexo.

Palestrante: Daniela Murta
Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ


-Palestra: Quando a vida perde o sentido: Atendimento a pacientes com ideações suicidas
Neste mini-curso serão abordados aspectos práticos e teóricos no atendimento de pessoas com ideações ou tentativas de suicídio. E, também, brevemente será apontado como avaliar, como prevenir e como manejar o paciente com estas características. Assim como, serão discutidos mitos e fantasias que dificultam o atendimento e o diagnóstico.

Palestrante: Helena Pinheiro Jucá-Vasconcelos
CRP 05/34161
Especialista em Psicologia clínico-institucional do Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ, Mestre em Psicologia Clínica - Família e Casal - PUC-Rio, Gestalt-terapeuta, Ex Professora Santa Úrsula, Fundadora e coordenadora do grupo Alunos de Psicologia do Rio de Janeiro e do Portal Saberpsi, Ministra cursos de Psicologia e é autora de trabalhos em revistas e em congressos científicos.


- Palestra: Novas Demandas na área de saúde: A contribuição da Terapia Cognitivo-Comportamental
O mundo atual tem trazido novas demandas para a área da saúde, algumas relacionadas às mudanças nas causas de adoecimento e mortes. Há algum tempo as doenças infecciosas eram as que mais matavam, no entanto, observa-se atualmente um crescente predomínio de adoecimento e mortes por doenças crônicas. Tais doenças estão diretamente relacionadas ao estilo de vida deficitário do indivíduo e, por isso, poderiam se evitadas através de uma boa qualidade de vida. Convém ressaltar que as doenças crônicas exigem cada vez mais recursos psicológicos por parte do indivíduo, pois uma série de demandas está presente, incluindo tempo dispensado ao tratamento, mudanças na rotina diária e interações com vários profissionais. Muitos problemas médicos exigem um auto-manejo para regular o curso e o impacto dos sintomas e dos problemas no paciente, esperando-se que os pacientes tenham um papel mais ativo frente à sua doença do que se espera de um paciente com problema médico agudo. Tais patologias exigem o estabelecimento de relações colaborativas com os profissionais de saúde, sendo necessário por parte do doente habilidade para lidar com diferentes personalidades, papéis sociais e profissionais. A literatura tem revelado que boa parte dos doentes crônicos experimenta sintomas psicológicos significativos, o que pode influenciar o curso da doença e a adesão ao tratamento. Já o diagnóstico de uma doença crônica pode estigmatizar os pacientes devido aos prejuízos na independência e/ou impacto negativo sobre a rotina diária e com isso afetá-lo emocionalmente. Com uma doença crônica, a vida do paciente é irreversivelmente mudada, pois se trata de enfermidade que requer manejo contínuo e complexo, muitas vezes com tratamentos com resultados incertos que geram dúvidas sobre o prognóstico. É fundamental que os profissionais de saúde envolvidos e o próprio portador de uma doença crônica, entendam a doença e seu ritmo em cada indivíduo, sendo esta a chave para manejo efetivo. Os problemas psicológicos que coexistem com a doença crônica podem complicar o manejo da doença e também dificultar a avaliação e o planejamento do tratamento. Existem modos pelos quais as intervenções psicológicas podem ter impacto positivo na qualidade do cuidado clínico e no custo financeiro do tratamento de doenças crônicas, tais como: oferecendo-se informação e suporte decisional; informação sobre psicofisiologia; informação sobre a importância da mudança comportamental; suporte social; identificar desordens psicológicas não diagnosticadas e identificar a somatização. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem importante contribuição a dar nesse sentido, pois a representação cognitiva feita pelo paciente é central para entender os tipos de significados atribuídos pelo mesmo à sua experiência de doença, ao diagnóstico e ao manejo das doenças crônicas. Além disso, as conseqüências de um diagnóstico de doença séria são frequentemente entendidas em termos de crenças preexistentes e afirmações sobre o mundo no qual o indivíduo vive.  A TCC, por lidar de forma bastante efetiva com os aspectos cognitivos, é uma abordagem que pode ser aplicada a quase todos os tipos de doenças crônicas e contribuir de maneira efetiva frente às demandas atuais na área da saúde. Existem vários fatores que fazem a TCC particularmente indicada para tratar dificuldades associadas a problemas médicos de longo tempo, dentre estes o fato da TCC adotar uma abordagem de auto-manejo, incentivando o papel ativo do paciente no tratamento e valorizando as representações mentais do indivíduo sobre a doença, suas consequências e seu tratamento.
Palestrante: Lucia Emmanoel Novaes Malagris
Profa. do Depto. de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro –  IP/ UFRJ. Formada em Psicologia, possui Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Ciências pela UERJ e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na área da Psicologia da Saúde. É supervisora na Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia com atuação no Hospital Escola São Francisco de Assis da UFRJ trabalhando, especialmente, com os temas stress e doenças crônicas como hipertensão e síndrome metabólica.  Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Stress.


- Palestra: Rumos da psicologia: uma experiência de treinamento com profissionais que atuam em desastres e emergências
Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades e as limitações da atuação do psicólogo organizacional frente às demandas de treinamento na área de desastres e de emergências. Com base na escuta de problemas vividos por profissionais da Defesa Civil petropolitana, realizou-se um treinamento norteado pelas dimensões culturais, imaginárias e simbólicas apontadas por Eugene Enriquez para nortear um trabalho que atendesse simultaneamente a duas questões diagnosticadas no grupo: elevada ansiedade das equipes e desvalorização da qualidade de vida no seu trabalho. A experiência favoreceu reflexões importantes, das quais destacaremos a adequação da demanda às teorias e técnicas de treinamento organizacional e as questões políticas que permeiam a “fronteira” entre a psicologia organizacional e a psicologia das emergências e dos desastres. 

Palestrante: Maria de Lurdes Costa Domingos
Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Universidade Veiga de Almeida (UVA), Doutora em Psicologia Social – UERJ, Mestre em Psicossociologia e Ecologia Social – UFRJ, Especialista em Psicologia Clínica – PUC/RJ.


- Palestra: Gestalt-Terapia e Arte: expressão e transformação
O objetivo dessa palestra é discutir as aproximações da gestalt-terapia com a arte em torno da metodologia da experiment-ação. 

Palestrante: Mônica Botelho Alvim
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e do Trabalho e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atua de modo interdisciplinar, no campo das interfaces de Psicologia, Fenomenologia e Arte, tendo em Merleau-Ponty sua principal referência na filosofia. Pesquisa a experiment-ação na clínica e no âmbito comunitário.


- Palestra: Os aspectos familiares dos transtornos alimentares
Os transtornos alimentares estão cada vez mais presentes em nossa prática clínica. Sua etiologia é multifatorial, ou seja, diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento. O fator familiar é um dos principais deles e será o foco desta palestra. Abordaremos algumas características comuns das famílias de pacientes com transtornos alimentares e sua dinâmica.

Palestrante: Paula Almada Horta Deiró
CRP 05/31603
Psicóloga do Cinco Espaço Psicoterapêutico; Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Gestalt-terapeuta; Especialista em transtornos alimentares (Nuttra).


- Palestra: Psicologia, Serviço Social e Direito: interdisciplinaridade no escritório jurídico da UFRJ
Apresentação do escritório jurídico do Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania, projeto da UFRJ que articula ensino, pesquisa e extensão através de assessoria técnica e atendimento direto,  capazes de promover e difundir o direito à cidade e ao espaço coletivo, à defesa jurídica e psicossocial, bem como mobilizar e/ou fortalecer os mecanismos institucionais que garantam o acesso às políticas públicas sociais da comunidade residente no bairro da Maré (Rio de Janeiro). Teve início no ano de 2006, com mapeamento das demandas do público alvo, através de visitas às comunidades do complexo da Maré, participação em eventos e redes institucionais com profissionais que atuam com o mesmo público. Em junho de 2007 foi inaugurado o programa com início dos atendimentos. No campo da Psicologia são oferecidos, além dos primeiros-atendimentos e supervisões interdisciplinares (em conjunto com o Direito e o Serviço Social), acompanhamentos psicológicos através de atendimentos clínicos individuais e de grupo, com a perspectiva de colocar em análise, sempre, a produção contemporânea de processos de judicialização da vida.


Palestrante: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho 
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em Extensão Universitária pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes-Petrobras). Coordenador geral do Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania (NIAC-UFRJ). Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.